Nossos clientes enfrentam três desafios fundamentais:
Elesforam incumbidos da responsabilidade pela "Lei da Cadeia de Suprimentos", mas não sabem por onde começar e não há mais ninguém na empresa que possa apoiá-los.
Elesjá estão mais do que totalmente ocupados com os negócios do dia a dia. Não há tempo para tarefas adicionais, especialmente quando se trata apenas de outro trabalho administrativo.
Paraos pontos mencionados acima, a questão do orçamento surge muito rapidamente. Considerando a premissa de que a conformidade não vende um único quilo a mais de produto, o orçamento geralmente é muito apertado.
Agora você tem a opção de encerrar a tarefa de alguma forma rápida. Isso geralmente leva a soluções em silos, que, em médio prazo, geram frustração, conflitos e uma alta carga de trabalho com tarefas rotineiras, enquanto o trabalho real é negligenciado. E, na maioria das vezes, essas soluções rápidas e sujas acabam não produzindo nenhum resultado útil.
Recomendamos planejar o projeto "Supply Chain Act" com nossos especialistas e contar com nossos recursos para a implementação.
Um elemento central da Lei da Cadeia de Suprimentos é a análise de seus fornecedores diretos. No entanto, mais cedo ou mais tarde, você também terá que lidar com os pré-fornecedores de seus fornecedores diretos, já que seus clientes diretamente afetados pela SC Act (a partir de 1º de janeiro de 2024, todas as empresas com mais de 1.000 funcionários na Alemanha) entrarão em contato com você para obter informações. O objetivo é visualizar (o chamado "Mapeamento da cadeia de suprimentos") e examinar todas as suas cadeias de suprimentos.
Pela nossa experiência, você não irá longe com soluções baseadas em Excel ou SharePoint. A complexidade da tarefa vai além dos padrões exigidos na Auditoria da IFS e, para isso, você precisa de uma infraestrutura de TI profissional. Além disso, é muito mais agradável trabalhar com software profissional e concentrar-se no valor agregado para a equipe e a empresa, em vez de lidar com tarefas rotineiras demoradas e propensas a erros. A motivação dos funcionários é um elemento importante para o sucesso de seu projeto, mas nem sempre o que é caro é bom. Muitos de nossos clientes relatam seus projetos com soluções de software caras e nos procuram depois de muito dinheiro, tempo e frustração.
Descrevemosas etapas recomendadas abaixo. As etapas se baseiam umas nas outras, mas também podem ser executadas em paralelo.
Normalmente, você já está sendo confrontado com consultas de seus clientes sobre seus fornecedores. Para responder rapidamente, oferecemos a realização de uma análise inicial chamada Risk-Based Lieferant com base nos dados disponíveis. Isso não é completo nem perfeito, mas o coloca rapidamente em posição de fornecer informações iniciais - e isso ainda é melhor para o relacionamento comercial com seus clientes do que não ser capaz de fornecer nenhuma resposta. Como essa não pode ser uma solução permanente, trabalharemos com você em uma solução sustentável.
Quandovocê percorre os departamentos e pergunta aos seus colegas quais fatores devem ser incluídos na avaliação do Lieferant , rapidamente terá uma lista muito longa. O tamanho da lista é menos problemático do que a fonte dessas informações.
Juntos, desenvolveremos conceitos para a avaliação baseada em riscos do Lieferant que sejam realmente viáveis, automatizados e forneçam resultados com o apertar de um botão.
Você deve ficar aliviado e não terá que lidar com mais listas ou questionários complicados.
Por integração de dados, queremos dizer que os seguintes dados podem ser recuperados com o apertar de um botão:
Lieferant nome
Completude do material
Documentação
Vendas nos últimos 3 anos
País de origem.
Qualquer pessoa que tenha tentado compilar essas informações automaticamente sabe o esforço que deve ser feito. O Relatico foi projetado para integrar e analisar dados de diferentes fontes. A lista mencionada acima é infinitamente expansível.
Com a nossa abordagem de análise Lieferant baseada em riscos em 6 etapas, você mantém total flexibilidade sobre o processo e a velocidade adequados à sua empresa. Não é necessário nenhum conhecimento especial de TI, e nós o apoiamos passo a passo:
Abordagem de análise baseada em riscos Lieferant : identificação, avaliação e priorização de riscos, incluindo o rastreamento de medidas.
Ondese obtém informações sobre fornecedores T2? Como as cadeias de suprimentos podem ser documentadas e visualizadas de forma sensata? Quem fará tudo isso? Quem quiser se envolver seriamente na transparência da cadeia de suprimentos não poderá evitar essa etapa. Aqui, nós o apoiamos nesse processo. A experiência mostra que, com um bom planejamento, o esforço é limitado.
Em vez disso, você obterá muitas novas percepções sobre seus fornecedores e, assim, estabelecerá a base para uma cooperação ainda mais bem-sucedida com seus parceiros comerciais. Assim, a transparência da cadeia de suprimentos torna-se rapidamente autopropulsora, pois traz benefícios concretos e duradouros para sua estratégia de compras e Lieferant .
Expanda seu modelo de dados para um painel de compras. Obtenha dados e informações sobre seus respectivos contatos comerciais agregados e facilmente compreensíveis com o simples toque de um botão.
Há todos os tipos de sistemas de informações de monitoramento de mercado e de compras. A questão sempre é como esses dados podem ser transferidos para seus processos (relevância), além dos custos de tais ofertas.
Nossa abordagem é usar seus dados e, se necessário, combiná-los com dados de nosso inventário ou de outras fontes. Isso proporciona a máxima relevância de suas análises e grande aceitação entre seus colegas de compras e controle de qualidade.
Especialmenteem empresas de médio porte, a transparência e a sustentabilidade da cadeia de suprimentos são frequentemente vistas como meras tarefas de conformidade. Pode-se presumir que somente as empresas que levarem a sério a sustentabilidade e a gestão de cadeias de suprimentos sustentáveis e as incorporarem em seus processos de negócios sobreviverão nos próximos anos.
Que pontos precisam ser considerados? Nós o apoiamos nesse processo.
O Relatico.next prepara sua empresa para o futuro:
Bernd possui uma vasta experiência em compras estratégicas, moldada por seu mandato na Eckes-Granini, Symrise e DuPont de Nemours. Atualmente, ele está focado em sourcing sustentável e cadeias de suprimentos, colaborando com a equipe da relatico para desenvolver soluções práticas de software. Além disso, Bernd administra seu próprio negócio agrícola e está envolvido em projetos de cadeia de suprimentos globalmente.