Mais de 1000 empresas já estão usando o software relatico:

Verifique agora: Como você é afetado pela Lei da Cadeia de Suprimentos?

Diretamente afetado a partir de janeiro de 2024

Todas as empresas (de qualquer forma jurídica) com pelo menos 1.000 funcionários e uma sede social, matriz ou filial na Alemanha.

Pequenas e médias empresas

Com menos de 1.000 funcionários, você é indiretamente afetado pela LkSG. Isso significa que seus clientes solicitarão informações sobre suas cadeias de suprimentos e processos.

Por que a Lei da Cadeia de Suprimentos afetará todas as empresas

As empresas diretamente afetadas perguntarão a TODOS os fornecedores, sejam eles grandes (diretamente afetados) ou pequenos (indiretamente afetados), sobre os riscos e as informações da cadeia de suprimentos.

Isso significa que seus clientes solicitarão essas informações, pois você e sua empresa também fazem parte das cadeias de suprimentos de seus clientes.

Mesmo que isso não aconteça imediatamente, você pode ter certeza de que acontecerá. O legislador deliberadamente formulou a lei de modo a abranger gradualmente todas as empresas da cadeia de suprimentos até as grandes empresas.

Explicação da lei da cadeia de suprimentos

A Lei da Cadeia de Suprimentos (LkSG) estipula que as obrigações de due diligence das empresas não estão mais limitadas à sua própria área de negócios, mas são estendidas a toda a cadeia de suprimentos - desde a aquisição de matérias-primas até a conclusão do produto final.

Ela obriga as empresas a examinar suas cadeias de suprimentos em busca de riscos, desde a aquisição até a conclusão do produto final, com o objetivo de prevenir ou eliminar esses riscos na medida do possível.

Para muitas empresas, isso significa tarefas administrativas adicionais. Entretanto, com a estratégia certa e as ferramentas certas, isso também pode resultar em oportunidades para sua empresa.

Os principais requisitos do LkSG

A LKSG é destinada a grandes empresas "diretamente afetadas", que também devem relatar suas atividades às autoridades e são investigadas.

Gerenciamento de risco e análise de risco (§§ 4, 5 da LKSG): Uma análise de risco abrangente é fundamental para identificar possíveis riscos ambientais ou de direitos humanos, tanto dentro de sua empresa quanto com seus fornecedores diretos.

Medidas preventivas e corretivas (§§ 6, 7 da LkSG): Se forem identificados riscos ou violações, é necessária a implementação imediata de medidas preventivas e corretivas adequadas.

Gerenciamento de reclamações (Seções 8, 9 da LkSG): O estabelecimento de um sistema de reclamações e denúncias permite a comunicação de violações de direitos humanos, riscos ambientais ou delitos por parte de empresas, fornecedores ou outras partes interessadas.

Obrigações de documentação e comunicação (Seção 10 da LkSG): As empresas são obrigadas a publicar uma declaração de política sobre sua estratégia de direitos humanos e a apresentar relatórios anuais sobre a implementação de sua estratégia de direitos humanos.

Essas exigências não se aplicam a empresas indiretamente afetadas com menos de 1.000 funcionários, ou seja, elas não são obrigadas a realizar sua própria análise de risco, revisar medidas de prevenção e correção, estabelecer seu próprio procedimento de reclamações ou preparar relatórios BAFA. No entanto, as empresas de médio porte também terão que lidar com suas cadeias de suprimentos a fim de apoiar seus clientes em suas obrigações de due diligence.

Você precisará fazer o seguinte:

Prepare-se para as consultas

Ser proativo na preparação para as consultas dos clientes. Compreender e atender aos requisitos claros.

Implementar sistemas pragmáticos

Utilize o software certo para garantir que os esforços sejam proporcionais e que os processos sejam otimizados para aumentar a eficácia.

Execução do planejamento estratégico

Reconhecer que a transparência da cadeia de suprimentos vai além da conformidade; ela pode ser uma ferramenta estratégica para obter vantagens competitivas significativas.

A Relatico oferece soluções simples e eficazes para a Lei da Cadeia de Suprimentos

Organize sua documentação

Ícone - Biblioteca do Webflow do Elements - Modelos BRIX

Com o relatico, você obtém uma solução de software que organiza rapidamente milhares de documentos para todas as áreas da sua empresa com suas diversas e sofisticadas funções. Com base em anos de experiência, o relatico oferece soluções funcionais, eficientes e que economizam tempo para a aquisição, organização e arquivamento de Lieferant e documentação de materiais.

Colaboração interdepartamental perfeita

Ícone - Biblioteca do Webflow do Elements - Modelos BRIX

Uma comunicação fluida entre os departamentos economiza tempo e frustração. Beneficie-se da colaboração eficiente com o relatico e libere mais tempo para seus negócios diários.

Além do gerenciamento de documentos

Ícone - Biblioteca do Webflow do Elements - Modelos BRIX

O Relatico é mais do que apenas um banco de dados de documentos ou DMS. Crie valor agregado em compras estratégicas e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Imagem mostrando as economias de tempo com relatico.

Navegue pela nova lei em 6 etapas fáceis!

A Relatico desenvolveu especificamente um modelo de abordagem pragmática para empresas de médio porte. Entre em contato com nossa equipe de especialistas para obter mais explicações.

01

Use seus próprios dados para obter mais significado e relevância.

02

Aplique critérios de avaliação simples e transparentes, sem necessidade de conhecimento especializado.

03

Personalize esses benchmarks de acordo com suas necessidades, adaptáveis por tipo de material, região geográfica e muito mais.

04

Análise aprofundada da auditoria. Você define os critérios.

05

Tome decisões informadas com agilidade, indo além dos processos rígidos.

06

Garanta a conformidade com confiança e facilidade.

Recursos de conformidade

Mapeie toda a sua cadeia de suprimentos

Mapeie toda a sua cadeia de suprimentos com facilidade

Ícone - Biblioteca do Webflow do Elements - Modelos BRIX

Melhore a visibilidade da cadeia de suprimentos com nosso abrangente Tree Builder. O Relatico oferece uma visão clara de sua cadeia de suprimentos, permitindo que ações informadas e oportunas sejam tomadas quando necessário (link Risk-based Lieferant analysis).

Nossas ferramentas de relatório de sustentabilidade fornecem percepções sem precedentes e abrem caminho para o gerenciamento otimizado de riscos da cadeia de suprimentos e práticas robustas de sustentabilidade.

Menos riscos graças aos mapas de calor de risco

Ícone - Biblioteca do Webflow do Elements - Modelos BRIX

O resultado da avaliação baseada em riscos da Lieferant deve ser a identificação de riscos em sua cadeia de suprimentos e a identificação de fornecedores de alto risco.

Desenvolvemos um processo eficaz especificamente para PMEs que nos permite ajudá-lo a avaliar e priorizar rapidamente os riscos e os fornecedores.

Observe: a avaliação baseada em riscos do Lieferant não é exigida apenas para a Lei da Cadeia de Suprimentos, mas também para a maioria das certificações ambientais e de qualidade, como IFS, BRC, FSSC, EMAS, ISO, ZNU, bem como Ecovadis e SMETA.

Exemplo das funções de mapeamento da cadeia de suprimentos e de avaliação Lieferant da Relatico. O Relatico é um software de gerenciamento Lieferant . Esse software pode ser usado para LKSG, CSDDD e muito mais.

Recursos de documentação

Documentação: completa, atualizada e automatizada

Visão geral rápida de seus documentos

Ícone - Biblioteca do Webflow do Elements - Modelos BRIX

Veja facilmente quais e quantas porcentagens de documentos já foram coletadas. Graças ao cálculo de integridade, você sempre pode ver qual é a sua situação e a de seus fornecedores.

Listas de verificação de documentos

Ícone - Biblioteca do Webflow do Elements - Modelos BRIX

Defina pacotes de requisitos conforme necessário para grupos de materiais específicos, grupos ou processos do Lieferant .

Evite a necessidade de procurar constantemente centenas de documentos ausentes e vencidos e use as funções de lista de verificação, como a consulta automática de documentos.

Criar formulários digitais

Ícone - Biblioteca do Webflow do Elements - Modelos BRIX

Normalmente, você recebe a documentação como um documento PDF. Para poder avaliar as informações nele contidas, é necessário transferir os dados manualmente para tabelas e listas.

Podemos criar seus questionários e documentos como formulários. Isso os torna legíveis por máquina.

- Os dados podem ser lidos, agregados e analisados automaticamente.

- No relatico, os dados existentes são sugeridos para aprovação quando são feitas atualizações - seus fornecedores lhe agradecerão por isso.

- Gerenciamento mais fácil de pacotes de requisitos individuais, por exemplo, por categoria de material.

Exemplo das funções de documentação da cadeia de suprimentos do Relatico. Relatico é um software de gerenciamento Lieferant . Esse software pode ser usado para LKSG, CSDDD e muito mais.

Recursos de auditoria

Esteja sempre preparado para auditorias

Visão geral fácil dos documentos de que você precisa

Ícone - Biblioteca do Webflow do Elements - Modelos BRIX

Mapeie facilmente quantas porcentagens de documentos já foram coletadas. Graças ao cálculo de completude, você sempre pode ver a sua situação e a de seus fornecedores.

Apoio na preparação e realização de auditorias

Ícone - Biblioteca do Webflow do Elements - Modelos BRIX

Auditoria sem aviso prévio? Não tem tempo para se preparar para uma auditoria? Nossos gerentes de projetos de clientes também estão disponíveis para oferecer suporte a auditorias.

Como serviço, oferecemos suporte de nosso gerente de projetos de clientes, que analisará a documentação e os processos criados no relatico com você e o auditor. Mesmo em curto prazo para auditorias não anunciadas.

Documentação sempre atualizada

Ícone - Biblioteca do Webflow do Elements - Modelos BRIX

A lista clara de documentos vencidos, classificados por Lieferant e/ou material, lhe dá uma rápida impressão do desempenho do Lieferant .

Exemplo das funções de auditoria do Relatico. O Relatico é um software de gerenciamento Lieferant .

Fácil configuração

Começar a usar o relatico é simples

Instalação em 2 semanas ou menos

Graças à nossa longa experiência com os requisitos de nossos usuários, aprendemos muito e projetamos o relatico de modo que ele possa ser configurado para sua empresa em uma ou duas horas.

Nosso objetivo é ajudar nossos usuários a fazer isso da forma mais simples e rápida possível. É por isso que os recursos mais importantes do relatico são explicados rapidamente (por exemplo, em uma chamada de vídeo de uma hora).

Use o relatico em seu navegador

O Relatico é baseado na web. Basta fazer login por meio do seu navegador. Você será notificado quando um Lieferant fizer o upload de um documento e poderá verificar e aprovar o documento.

Use a função "Automation" (Automação) para enviar links e manter sua documentação automaticamente completa e atualizada. Após um upload bem-sucedido, você será notificado por e-mail e poderá verificar e aprovar o documento.

Seus fornecedores não precisam de uma conta

Seus fornecedores não precisam fazer login em um banco de dados e você não precisa lidar com dados de acesso perdidos ou criar novas contas de usuário para novos contatos.

Seus fornecedores podem acessar as informações necessárias e colaborar com você por meio de links compartilhados no navegador da Web.

Isso garante acesso fácil e colaboração contínua sem o risco de perder senhas ou ter que instalar software adicional.

Bernd Neufert
Especialista em Supply Chain
Agende uma chamada de demonstração gratuita!

Ficarei feliz em saber mais sobre você e seus desafios e apresentá-lo às nossas soluções de software.

4.8
Imagem mostrando profissionais colaborando na cadeia de suprimentos usando o relatico: o software SRM para gerenciamento estratégico Lieferant
Due Diligence da cadeia de abastecimento na imprensa
Suddeutsche Zeitung

"Ärgerlich ist auch das Lieferkettengesetz, das in den Unternehmen einen Aufwand lostritt, der seinesgleichen sucht"

Leia mais

WirtscharftsWoche

"Das Bafa schafft aktuell die inhaltlichen und technischen Voraussetzungen, um ab dem 1. Januar 2023 seinem gesetzlichen Auftrag zur Kontrolle der Einhaltung des Lieferketten-Sorgfaltspflichten-Gesetzes nachkommen zu können."

Leia mais

Handelsblatt

Rechtsanwalt Wagner meint: "Unternehmen können diese Aufgaben nicht mehr lange von sich wegschieben"

Leia mais

Anwalt.de

"Denn auch kleinere und mittlere Unternehmen sind als Zulieferer für größere Unternehmen vom Gesetz betroffen". So erwähnt das Lieferkettengesetz ausdrücklich, dass die Unternehmen bei der Auswahl ihrer Zuliefererer berücksichtigen sollen, ob davon auszugehen ist, dass diese die die menschenrechts- und umweltbezogenen Erwartungen erfüllen werden"

Leia mais

Zeit Online

"Svenja Hahn von der FDP kritisiert, dass das Vorhaben den Unternehmen zu viel Bürokratie auflasten könnte"

Leia mais

MM Logistik

"Für den Experten ist nicht unmittelbar ersichtlich, wie ein mittelständisches Unternehmen in Deutschland tatsächlich dafür Gewähr übernehmen soll, dass beispielsweise in Indien und Afrika faire Arbeits- und Produktionsbedingungen eingehalten werden"

Leia mais

Whitepaper gratuito em PDF sobre a lei da cadeia de suprimentos

Whitepaper sobre a Lei da Cadeia de Suprimentos - de graça!

Digite as informações e receba seu white paper gratuito sobre a Lei da Cadeia de Suprimentos em um PDF imediatamente! Desprezamos o spam tanto quanto você e prometemos tratar seus dados com o máximo de respeito e cuidado.

Obrigado! Baixe seu whitepaper gratuito agora!
Clique aqui para fazer o download
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o formulário.
LKSG PDF - nosso guia para a nova lei da cadeia de suprimentos neste whitepaper em PDF gratuitamente!
Perguntas frequentes sobre o relatico

Meus fornecedores precisam de sua própria versão do relatico?

Não, eles não precisam. Seus fornecedores podem acessar as informações necessárias e colaborar com você usando links compartilhados em seus navegadores da Web. Isso garante a facilidade de acesso e a colaboração contínua sem a necessidade de instalações adicionais de software.

O relatico é adequado para empresas de todos os tamanhos?

Absolutamente, o relatico foi meticulosamente projetado para atender a empresas de todos os portes e setores. Para as pequenas e médias empresas (PMEs), nossa ferramenta simplifica os processos de gerenciamento do Lieferant , promovendo a eficiência sem a necessidade de recursos ou despesas gerais significativas. Isso significa que as PMEs podem obter o tipo de colaboração e gerenciamento Lieferant normalmente reservado a entidades muito maiores. Por outro lado, para as grandes corporações com cadeias de suprimentos complexas e ecossistemas Lieferant multifacetados, a Relatico oferece recursos robustos, personalização profunda e escalabilidade para gerenciar portfólios Lieferant extensos, garantindo operações tranquilas e relacionamentos Lieferant ideais. Em essência, seja você uma startup emergente ou uma corporação multinacional, o Relatico se adapta e evolui com suas necessidades de gerenciamento Lieferant , garantindo que todas as empresas, independentemente de seu tamanho, possam se beneficiar do gerenciamento de relacionamento Lieferant contínuo.

Qual é a abordagem da relatico para a análise de risco da base Lieferant ?

Histórico: A análise de risco é um componente fundamental da Lei da Cadeia de Suprimentos (LkSG). Nas operações comerciais diárias, geralmente há pouco tempo para se aprofundar nos detalhes intrincados da LkSG, o que leva a confusão e erros de julgamento.

‍Nossaabordagem: A equipe da Relatico desenvolveu um procedimento simplificado para a análise de risco de base Lieferant . Nosso objetivo é ajudar nossos clientes a iniciar rapidamente sua análise de risco e fornecer informações abrangentes a seus clientes. Projetamos um modelo passo a passo que segmenta a base Lieferant , criando pacotes de trabalho gerenciáveis.

‍Nota: embora auxiliemos na coleta e análise de dados, não podemos tomar decisões estratégicas por você. No entanto, estamos aqui para ajudar com nossa experiência.

Quais fontes são usadas para a análise de risco?

Recomendamos que você se concentre nos dados já disponíveis na empresa ou de fácil acesso. Use dados objetivos e padronizados e evite informações qualitativas e subjetivas. As fontes comumente usadas na fase inicial incluem:

Dados do ERP comercial

Dados de endereço (dados mestre do ERP)

Risco do país

Status e desempenho da certificação


‍Dica: Aborde o assunto com uma mentalidade de "manter a simplicidade", mas evite atalhos.

Como as medidas de prevenção e correção são representadas?

No banco de dados relatico, os pacotes de tarefas podem ser planejados e executados, tanto de forma independente quanto em colaboração com parceiros externos. Isso também inclui o gerenciamento de reclamações.

Como funciona o monitoramento/mapeamento do Lieferant ? É possível realizar um mapeamento Tier-N?

Absolutamente. O Relatico pode representar visualmente as cadeias de suprimentos em um formato de diagrama claro, permitindo a rápida identificação dos contatos.

Como seu software de SRM facilita o gerenciamento de riscos em Lieferant ?

relatico, foi desenvolvido com recursos avançados de gerenciamento de riscos. Ele avalia e monitora fornecedores, seus dados históricos e feedback para identificar riscos potenciais. Além disso, o software oferece sistemas de alerta que notificam os usuários sobre alterações ou inconsistências que possam indicar um risco. Ao fornecer uma plataforma centralizada, os usuários podem responder rapidamente a possíveis problemas, garantindo que a cadeia de suprimentos permaneça robusta e confiável.

Quando haverá extensões para as obrigações de relatórios CSDDD, EUDR e CSRD? O software será atualizado de acordo?

As empresas bem preparadas para a LkSG estarão bem preparadas para a CSDDD. A CSDDD é uma extensão da LkSG e compreende um conjunto de regulamentações familiares às empresas alemãs por meio da LkSG. As empresas que integrarem os preparativos da LkSG com as considerações da CSDDD terão uma vantagem competitiva, especialmente em relação às empresas estrangeiras que são novas nessa área. Os processos estabelecidos nas empresas para LkSG e CSDDD podem ser recontextualizados, com base no conhecimento existente.Compromisso da Relatico: Monitoramos de perto as mudanças nos requisitos e buscamos apoiar nossos clientes no cumprimento dessas obrigações. Se surgirem novas necessidades, estamos preparados para responder de forma eficiente e competente.

É gerado um relatório LkSG automático para ser carregado no BAFA?

Não, mas você pode usar as informações do relatico para o relatório.

Como funciona o monitoramento/mapeamento do Lieferant ? É possível realizar um mapeamento Tier-N?

Absolutamente. O Relatico pode representar visualmente as cadeias de suprimentos em um formato de diagrama claro, permitindo a rápida identificação dos contatos.

Quando haverá extensões para as obrigações de relatórios CSDDD, EUDR e CSRD? O software será atualizado de acordo?

As empresas bem preparadas para a LkSG estarão bem preparadas para a CSDDD. A CSDDD é uma extensão da LkSG e compreende um conjunto de regulamentações familiares às empresas alemãs por meio da LkSG. As empresas que integrarem os preparativos da LkSG com as considerações da CSDDD terão uma vantagem competitiva, especialmente em relação às empresas estrangeiras que são novas nessa área. Os processos estabelecidos nas empresas para LkSG e CSDDD podem ser recontextualizados, com base no conhecimento existente.Compromisso da Relatico: Monitoramos de perto as mudanças nos requisitos e buscamos apoiar nossos clientes no cumprimento dessas obrigações. Se surgirem novas necessidades, estamos preparados para responder de forma eficiente e competente.

Os usuários podem fazer modificações personalizadas, como campos personalizados, fluxos de trabalho, integrações, etc.?

Nosso foco principal são nossos clientes. Se você tiver requisitos que o software relatico não atende no momento, exploraremos possíveis soluções de forma colaborativa com você.

Meus fornecedores precisam de sua própria versão do relatico?

Não, eles não precisam. Seus fornecedores podem acessar as informações necessárias e colaborar com você usando links compartilhados em seus navegadores da Web. Isso garante a facilidade de acesso e a colaboração contínua sem a necessidade de instalações adicionais de software.

Como funciona o monitoramento/mapeamento do Lieferant ? É possível realizar um mapeamento Tier-N?

Absolutamente. O Relatico pode representar visualmente as cadeias de suprimentos em um formato de diagrama claro, permitindo a rápida identificação dos contatos.

Software SRM vs. software SCM: Quais são as diferenças?

O software SRM está intensamente focado em nutrir, otimizar e aprimorar os relacionamentos com os fornecedores. Ele permite parcerias mais profundas e colaborativas, promove a melhoria da comunicação e ajuda as empresas a extrair o máximo valor de suas relações Lieferant . Por outro lado, o software SCM (Supply Chain Management, gerenciamento da cadeia de suprimentos) oferece uma visão mais ampla de toda a rede da cadeia de suprimentos, abrangendo aquisição, produção e distribuição. Enquanto o SCM maximiza a eficiência de toda a cadeia, o SRM garante que os relacionamentos dentro dessa cadeia sejam sólidos e frutíferos. Com o nosso software, relatico.next, o foco está no SRM. Dito isso, o relatico se qualifica como ambos: uma solução de SRM e SCM, oferecendo o melhor dos dois mundos em uma única ferramenta.

Quando haverá extensões para as obrigações de relatórios CSDDD, EUDR e CSRD? O software será atualizado de acordo?

As empresas bem preparadas para a LkSG estarão bem preparadas para a CSDDD. A CSDDD é uma extensão da LkSG e compreende um conjunto de regulamentações familiares às empresas alemãs por meio da LkSG. As empresas que integrarem os preparativos da LkSG com as considerações da CSDDD terão uma vantagem competitiva, especialmente em relação às empresas estrangeiras que são novas nessa área. Os processos estabelecidos nas empresas para a LkSG e a CSDDD podem ser recontextualizados, com base no conhecimento existente.

‍Compromisso da Relayo: Monitoramos de perto as mudanças nos requisitos e buscamos apoiar nossos clientes no cumprimento dessas obrigações. Se surgirem novas necessidades, estamos preparados para responder de forma eficiente e competente.

Existe uma interface SAP para transferência de dados?

Sim, oferecemos uma interface que permite que o Relatico se conecte a outros sistemas, como o SAP.

Os usuários podem fazer modificações personalizadas, como campos personalizados, fluxos de trabalho, integrações, etc.?

Nosso foco principal são nossos clientes. Se você tiver requisitos que o software relatico não atende no momento, exploraremos possíveis soluções de forma colaborativa com você.