A Comissão Europeia planeja adiar em um ano a implementação da Regulamentação sobre Desmatamento da UE (EUDR), que visa impedir a venda de produtos como café e óleo de palma ligados a áreas desmatadas na UE. Essa decisão foi tomada após críticas generalizadas de empresas e grupos políticos, que estão pedindo mais tempo para atender às rigorosas exigências de relatórios. Embora setores como o da construção civil recebam bem o adiamento, organizações ambientais e alguns legisladores da UE o consideram um retrocesso para a proteção climática, alertando sobre as consequências negativas para o desmatamento e a política climática da UE.
A Regulamentação de Desmatamento da UE (EUDR) baseia-se na Regulamentação de Madeira da UE (EUTR), que regulamenta desde 2013 que as empresas europeias não devem introduzir madeira extraída ilegalmente no mercado europeu. Seu objetivo é reduzir o desmatamento global, regulamentando a importação e a exportação de commodities ligadas à degradação florestal.
O novo Regulamento de Desmatamento da UE entrou em vigor em 29 de junho de 2023. A partir de 30 de dezembro de 2024, as empresas devem aplicar o regulamento. Há muitas sobreposições com a lei da cadeia de suprimentos.
Em princípio, as empresas que atendem a pelo menos dois dos critérios a seguir são consideradas afetadas:
Se pelo menos dois critérios não forem atendidos, a empresa será considerada uma Pequena ou Média Empresa (PME). Também é feita uma distinção entre o fato de você ser um comerciante ou um participante do mercado.
Participantes do mercado: um produto é introduzido no mercado da UE pela primeira vez ou é exportado do mercado da UE.
Comerciantes: todos os outros participantes da cadeia de suprimentos
Observação: A EUDR se aplica a todos os participantes do mercado, inclusive às PMEs
Para participantes do mercado que não sejam PMEs, operadores que não sejam PMEs e operadores de PMEs, a aplicação começa em 31 de dezembro de 2024.
Para os participantes do mercado de PMEs, a aplicação começa em 30 de junho de 2025.
As sanções previstas no regulamento devem ser eficazes, proporcionais e dissuasivas. Em resumo, isso pode significar:
As violações podem, portanto, ter consequências financeiras significativas para as empresas afetadas e seus parceiros comerciais, além do risco à reputação.
Quais produtos são afetados? A versão atual do EUDR lista os seguintes grupos de produtos:
Os grupos de produtos individuais são especificados ainda mais de acordo com os produtos relevantes.
Você pode ler sobre eles no regulamento no Anexo I, Matérias-primas relevantes e produtos relevantes, de acordo com o Artigo 1. A classificação por números de tarifas/códigos de mercadorias pode ser útil para alguns.
No total, mais de 800 produtos estão listados no regulamento, incluindo pneus de carro, livros e móveis.
Documentação Além da análise de risco, as empresas devem fornecer uma declaração de due diligence no Sistema de Informações da UE antes de colocar o produto no mercado.
As autoridades alfandegárias ou o Departamento Federal de Agricultura e Alimentos (BLE) da Alemanha verificam a conformidade com base nesses documentos. Você pode encontrar o conteúdo exato da declaração de due diligence no regulamento no Anexo II, Declaração de Due Diligence.
A declaração de due diligence deve ser mantida por pelo menos 5 anos.
Use o tempo! Existem sobreposições significativas entre a lei alemã e, portanto, também entre a lei da cadeia de suprimentos europeia e o Regulamento sobre Desmatamento. Com uma boa preparação para a lei alemã sobre a cadeia de suprimentos (LkSG), você também poderá abordar a lei europeia sobre a cadeia de suprimentos (CSDDD) e o regulamento sobre desmatamento da UE com relativa facilidade.
A base para atender aos requisitos é a transparência ao longo de suas cadeias de suprimentos, especialmente o conhecimento e a documentação das cadeias de suprimentos, muitas vezes chamados de mapeamento da cadeia de suprimentos.
Verifique sua base de dados e a disponibilidade desses dados. Elimine as lacunas de dados e trabalhe na qualidade dos dados.
Como usuário do relatico.next, você tem condições ideais.
Documentação: atual, completa e automatizada.
Auditoria: esteja pronto para a auditoria a qualquer momento, seja ela não anunciada ou planejada.
Confiabilidade: verificar e aprovar fornecedores e materiais de forma confiável.
Nossa abordagem é oferecer benefícios práticos para sua empresa:
Digitalização: Compras, qualidade, regulamentação.
Conformidade: Descreva com eficiência a Lei da Cadeia de Suprimentos, bem como outros tópicos de sustentabilidade.
Com o relatico.next, você tem uma solução para o gerenciamento de dados profissionais e entre departamentos, em vez de outro software de sustentabilidade isolado.
Além disso, oferecemos suporte por meio de nossos especialistas:
Avaliação baseada em riscos Lieferant como base para o Supply Chain Act & Co. Verificação e desenvolvimento de seus pacotes de documentação, como Lieferant e questionários de materiais. Suporte em sua documentação ou processo regulatório. Verificação e aquisição de dados/dados mestre para sua avaliação da cadeia de suprimentos e Lieferant , bem como para seu gerenciamento estratégico Lieferant .
Bernd possui uma vasta experiência em compras estratégicas, moldada por seu mandato na Eckes-Granini, Symrise e DuPont de Nemours. Atualmente, ele está focado em sourcing sustentável e cadeias de suprimentos, colaborando com a equipe da relatico para desenvolver soluções práticas de software. Além disso, Bernd administra seu próprio negócio agrícola e está envolvido em projetos de cadeia de suprimentos globalmente.