A Lei da Cadeia de Suprimentos (LkSG) é frequentemente referida como um monstro burocrático por muitas empresas, associações e consultores. No entanto, o legislador percebeu a necessidade de tal lei. Além disso, não é apenas o legislador que está interessado na lei, mas também muitas empresas.
Em novembro de 2023, 73 empresas assinaram uma declaração para a lei de due diligence em nível nacional e europeu.
Entre os signatários estão corporações globais e empresas familiares de médio porte. Os signatários veem a LkSG alemã como pioneira em uma "regulamentação europeia exigente".
Isso se refere à Diretiva de Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa (CSDDD), que as empresas deverão aplicar a partir de 2025.
Especialmente no setor de PMEs, a aquisição sustentável e, principalmente, a LkSG são vistas com muita frequência como uma mera tarefa de conformidade. No entanto, o interesse do legislador é que as regulamentações da LkSG sejam transferidas para os processos comerciais diários.
Somente quando o LkSG ganhar vida dentro da empresa é que muitas perguntas serão respondidas, e a conformidade com o LkSG se tornará uma questão natural.
No entanto, se o LkSG estiver localizado em algum lugar fora da empresa, por exemplo, na conformidade corporativa ou na garantia de qualidade, o projeto poderá se tornar rapidamente um tormento para todos os envolvidos, inclusive clientes e fornecedores.
Os signatários da declaração acima são todos empresas muito bem-sucedidas que reconheceram a oportunidade da transparência da cadeia de suprimentos e do fornecimento sustentável.
Com o CSDDD, essas empresas terão uma vantagem ainda maior porque as regulamentações europeias são essencialmente baseadas no LkSG. Em outras palavras, os processos e tópicos que foram desenvolvidos para o LkSG podem ser adaptados e usados para os requisitos europeus.
Considerando as complexidades e oportunidades descritas na Lei da Cadeia de Suprimentos (LkSG) e na futura Diretiva de Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa (CSDDD), fica claro que a navegação pela conformidade exige ferramentas sofisticadas.
O software Relaticos SRM foi projetado para simplificar e integrar esses processos em sua empresa, assegurando que a conformidade se torne uma parte contínua das operações diárias, em vez de uma tarefa onerosa.
Com sua capacidade de aumentar a transparência da cadeia de suprimentos e facilitar o fornecimento sustentável, o Relaticos SRM é um aliado para empresas que desejam transformar desafios regulatórios em vantagens competitivas.
Bernd possui uma vasta experiência em compras estratégicas, moldada por seu mandato na Eckes-Granini, Symrise e DuPont de Nemours. Atualmente, ele está focado em sourcing sustentável e cadeias de suprimentos, colaborando com a equipe da relatico para desenvolver soluções práticas de software. Além disso, Bernd administra seu próprio negócio agrícola e está envolvido em projetos de cadeia de suprimentos globalmente.