Recursos
Artigos

"A lei da cadeia de suprimentos está se tornando cada vez mais uma vantagem competitiva"

Publicado em:
20/2/2024
Atualizado em:
8/4/2024
5 min de leitura
Escrito por: 
Bernd Neufert

Especialista em compras estratégicas

Explore o papel da Lei da Cadeia de Suprimentos (LkSG) no aprimoramento do gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) para PMEs, oferecendo uma vantagem competitiva por meio da sustentabilidade e da transparência. Saiba como a integração do LkSG e do CSDDD com o software SCM simplifica as operações para o sucesso.

A Lei da Cadeia de Suprimentos (LkSG) é frequentemente referida como um monstro burocrático por muitas empresas, associações e consultores. No entanto, o legislador percebeu a necessidade de tal lei. Além disso, não é apenas o legislador que está interessado na lei, mas também muitas empresas.

Em novembro de 2023, 73 empresas assinaram uma declaração para a lei de due diligence em nível nacional e europeu.

Entre os signatários estão corporações globais e empresas familiares de médio porte. Os signatários veem a LkSG alemã como pioneira em uma "regulamentação europeia exigente".

Isso se refere à Diretiva de Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa (CSDDD), que as empresas deverão aplicar a partir de 2025.

Monstro burocrático - se visto como uma tarefa puramente de conformidade:

Especialmente no setor de PMEs, a aquisição sustentável e, principalmente, a LkSG são vistas com muita frequência como uma mera tarefa de conformidade. No entanto, o interesse do legislador é que as regulamentações da LkSG sejam transferidas para os processos comerciais diários.

Somente quando o LkSG ganhar vida dentro da empresa é que muitas perguntas serão respondidas, e a conformidade com o LkSG se tornará uma questão natural.

No entanto, se o LkSG estiver localizado em algum lugar fora da empresa, por exemplo, na conformidade corporativa ou na garantia de qualidade, o projeto poderá se tornar rapidamente um tormento para todos os envolvidos, inclusive clientes e fornecedores.

LkSG - um ganho para empresas de sucesso:

Os signatários da declaração acima são todos empresas muito bem-sucedidas que reconheceram a oportunidade da transparência da cadeia de suprimentos e do fornecimento sustentável.

Com o CSDDD, essas empresas terão uma vantagem ainda maior porque as regulamentações europeias são essencialmente baseadas no LkSG. Em outras palavras, os processos e tópicos que foram desenvolvidos para o LkSG podem ser adaptados e usados para os requisitos europeus.

Relatico - a solução

Considerando as complexidades e oportunidades descritas na Lei da Cadeia de Suprimentos (LkSG) e na futura Diretiva de Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa (CSDDD), fica claro que a navegação pela conformidade exige ferramentas sofisticadas.

O software Relaticos SRM foi projetado para simplificar e integrar esses processos em sua empresa, assegurando que a conformidade se torne uma parte contínua das operações diárias, em vez de uma tarefa onerosa.

Com sua capacidade de aumentar a transparência da cadeia de suprimentos e facilitar o fornecimento sustentável, o Relaticos SRM é um aliado para empresas que desejam transformar desafios regulatórios em vantagens competitivas.

Fique à frente no gerenciamento da cadeia de suprimentos com nosso boletim informativo exclusivo!
Insights de especialistas           
Práticas recomendadas
Tendências do setor
Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Obrigado! Seu envio foi recebido! Entraremos em contato com você o mais rápido possível.
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o formulário.
Bernd Neufert
Bernd Neufert
Especialista em compras estratégicas

Ficaremos felizes em ajudar!

Terei prazer em conhecer seus desafios e mostrar como nossas soluções de software podem ajudá-lo.

Bernd possui uma vasta experiência em compras estratégicas, moldada por seu mandato na Eckes-Granini, Symrise e DuPont de Nemours. Atualmente, ele está focado em sourcing sustentável e cadeias de suprimentos, colaborando com a equipe da relatico para desenvolver soluções práticas de software. Além disso, Bernd administra seu próprio negócio agrícola e está envolvido em projetos de cadeia de suprimentos globalmente.