Recursos
Artigos

Lieferant avaliação no âmbito da ISO 9001: Como funciona?

Publicado em:
12/12/2023
Atualizado em:
8/4/2024
5 min de leitura
Escrito por: 
Christian Alsen

Fundador da relatico

Simplifique o seu Lieferant processo de avaliação com este artigo perspicaz. Mergulhamos nas normas ISO 9001:2015, oferecemos dicas práticas para selecionar e avaliar fornecedores e revelamos como implementar um Lieferant Sistema de gestão de relacionamento pode economizar tempo e aumentar a eficiência.

Introdução

O tópico da avaliação Lieferant é regulamentado na nova norma ISO 9001:2015, que está em vigor desde setembro de 2015, no capítulo 8.4 "Controle de produtos e serviços fornecidos externamente". De modo geral, não há especificações exatas sobre como deve ser a avaliação do Lieferant . Portanto, uma simples classificação de fornecedores pode ser suficiente para empresas menores. No entanto, para as empresas que precisam gerenciar e avaliar um grande número de fornecedores, o processo de avaliação do Lieferant pode ser demorado.

Para tornar a avaliação do Lieferant tão simples e eficiente quanto possível, aqui estão algumas dicas úteis sobre a melhor abordagem:

Lieferant Seleção: Quais fornecedores são essenciais para o processo de produção?

Como a norma não define claramente até que ponto você deve avaliar seus fornecedores, você deve fazer uma seleção. A norma ISO 9001 estipula apenas que os fornecedores críticos para o processo de produção devem ser avaliados. Se já houver um agrupamento ou classificação de seus fornecedores, você poderá usá-lo como auxílio para a tomada de decisões.

Além disso, você deve esclarecer internamente quem deve realizar a avaliação do Lieferant e com que frequência ela ocorre. Normalmente, isso diz respeito aos departamentos de compras e de gerenciamento de qualidade. Em geral, a avaliação é feita anualmente.

Definição dos critérios de avaliação: Quais critérios são fundamentais e cruciais para a entrega?

A norma não fornece diretrizes ou detalhes sobre quais critérios a avaliação deve se basear. No entanto, os critérios a seguir podem ser usados como uma matriz de avaliação:

  • Preço
  • Desempenho
  • Serviço
  • Capacidade de inovação
  • Qualidade
  • Confiabilidade da entrega
  • Potencial de risco
  • Taxa de reclamação

Informações e documentos como contratos, especificações de entrega, documentação sobre sucata e reclamações ou instruções de trabalho formam a base de dados para a avaliação Lieferant . Você já deve ter solicitado e arquivado esses documentos como parte de sua documentação Lieferant .

Determinação da ponderação: Quão decisivo é cada critério relativo ao produto/serviço da Lieferant para mim?

A partir disso, deriva-se a ponderação dos critérios de acordo com os quais você avalia seus fornecedores. A ponderação pode variar muito, dependendo do produto. Entretanto, os critérios de qualidade e preço geralmente são decisivos. Durante a avaliação, são dados pontos para os critérios individuais, que são somados de acordo com a ponderação que foi determinada.

Classificação dos fornecedores: Quais ações resultam da avaliação?

A classificação dos fornecedores é baseada no total de pontos obtidos na avaliação. Dependendo da importância do desempenho do Lieferant no grupo de commodities, as ações para seleção e desenvolvimento do Lieferant são derivadas da classificação. Uma classificação típica é a seguinte:

A-Lieferant: 100 -80%

C-Lieferant: 59 - 40%

B-Lieferant: 79 - 60%

D-Lieferant: 39 - 0%

Comunicando a avaliação: Como posso tirar o máximo proveito do processo de avaliação?

Em particular, a comunicação da avaliação ou do desempenho do Lieferant é uma conclusão importante do processo para ambas as partes. É fundamental apresentar os resultados da avaliação de forma compreensível para o Lieferant e para o

Como empresa compradora, você obtém uma visão geral de onde os possíveis custos ou riscos adicionais podem estar ocultos em sua cadeia de produção. Para a empresa avaliada Lieferant, é uma oportunidade de melhorar a qualidade de seus produtos/serviços. De modo geral, isso promove a cooperação e leva a um relacionamento comercial fortalecido de longo prazo.

Avaliação eletrônica Lieferant : Como posso ser mais eficiente com ela?

Prática recomendada: Um sistema de gerenciamento de relacionamento Lieferant que integre a documentação Lieferant , a documentação do produto e a avaliação Lieferant , criando uma interface de dados e informações. Um sistema eletrônico para documentar a Lieferant avaliação pode ser particularmente útil para empresas que precisam avaliar um grande número de fornecedores. Isso tem as seguintes vantagens:

  • Acesso rápido aos dados do site Lieferant e a toda a documentação
  • Avaliação padronizada e sistemática Lieferant
  • Divisão de trabalho na abordagem quando várias pessoas realizam uma avaliação
  • Avaliação simples da avaliação.
  • Comunicação oportuna da avaliação para o Lieferant e acesso direto simultâneo do Lieferant à documentação da avaliação possível
  • É garantido o registro eletrônico de todo o histórico do processo/documentação da avaliação
  • Acompanhamento claro do desenvolvimento do Lieferant
Fique à frente no gerenciamento da cadeia de suprimentos com nosso boletim informativo exclusivo!
Insights de especialistas           
Práticas recomendadas
Tendências do setor
Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Obrigado! Seu envio foi recebido! Entraremos em contato com você o mais rápido possível.
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o formulário.
Christian Alsen
Christian Alsen
Fundador da relatico

Ficaremos felizes em ajudar!

Terei prazer em conhecer seus desafios e mostrar como nossas soluções de software podem ajudá-lo.

Christian Alsen era consultor de TI em meados dos anos 2000 na área de manufatura quando descobriu que todas as empresas faziam as mesmas coisas com seus fornecedores, mas não o faziam como um esforço de equipe. Além disso, a gerência não pensava nos relacionamentos Lieferant como um todo. Christian viu pessoas altamente qualificadas fazendo coisas rotineiras e sofrendo. Foi então que ele decidiu fazer algo a respeito. Ele começou a criar as plataformas de colaboração do ecratum SRM. Agora, 15 anos e 100.000 empresas depois, além de ter adquirido muita experiência, ele tem o prazer de trabalhar com sua equipe no relatico.next, a plataforma simples de colaboração da cadeia de suprimentos