Recursos
Artigos

SQAS e ESAD - O que você precisa saber sobre o Documento Único de Avaliação Europeu

Os fundamentos do sistema SQAS/ESAD projetado para avaliar os padrões de qualidade, segurança e meio ambiente dos comerciantes de produtos químicos, garantindo a conformidade e promovendo o gerenciamento de riscos no setor químico.
Escrito por: 
Christian Alsen

Fundador da relatico

12 de dezembro de 2023
-
5 min Ler

O SQAS - Sistema de Avaliação de Segurança e Qualidade foi desenvolvido pelo Conselho Europeu da Indústria Química (CEFIC) e pela Associação Europeia de Comércio de Produtos Químicos (FECC). O sistema serve como um método de avaliação para prestadores de serviços de logística e empresas de transporte no setor de produtos perigosos. Ele está disponível para diferentes áreas de transporte/logística, transporte ferroviário, limpeza de tanques, armazenamento e comércio de produtos químicos (ESAD) e é aplicado com a ajuda de questionários padronizados.

O artigo de hoje é dedicado ao SQAS/ESAD. O Documento de Avaliação Único Europeu é voltado para o setor químico e serve como ferramenta de monitoramento para uma avaliação de desempenho padronizada dos distribuidores.


O que é a ESAD?

O ESAD não é uma certificação, mas um documento que atesta o status atual. Destina-se ao comércio de produtos químicos e é um sistema de avaliação com o qual os padrões de qualidade, segurança e meio ambiente dos distribuidores de produtos químicos podem ser avaliados. Ele cria um método de avaliação padronizado e é uma revisão voluntária dos próprios sistemas e processos de uma empresa. Com base no questionário ESAD, ele ajuda os fornecedores a verificar o desempenho dos distribuidores e a compará-lo com seus próprios padrões.


As seções do questionário ESAD

O questionário é dividido em quatro seções:

   Atividades padrão do distribuidor (Di)
Avaliação do local (S)
Solventes clorados (Cs)
Alimentos, cosméticos e/ou produtos farmacêuticos (F)

Conteúdo do questionário ESAD

As aproximadamente 800 perguntas estão divididas em quatro questionários individuais com base nas quatro seções. Há um guia de comentários que explica como usar as perguntas individuais.


Estrutura da seção Di

   Disposições legais
Gerenciamento de riscos
Declarações de políticas e documentação
Fornecimento de informações
Treinamento
Preparação e assistência a emergências/resposta a emergências
Melhorias contínuas
Comunicação com o público

Exemplo de pergunta:

4.3.2 Você tem um procedimento de rotulagem ou fichas técnicas para o transporte de produtos não perigosos, caso isso faça parte de um programa voluntário?    

Observação do guia do questionário: Em alguns países, associações comerciais ou autoridades competentes oferecem programas voluntários para o manuseio de produtos não perigosos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Isso é feito por meio da rotulagem de caminhões-tanque a granel e/ou da exigência de que os motoristas carreguem folhetos informativos. Se não houver programas voluntários, a pergunta deve ser respondida com N/A.
Estrutura da seção S

   O local em geral
Manuseio e armazenamento de produtos a granel
Enchimento de IBCs, tambores e pequenos contêineres e procedimentos de mistura
Manuseio e armazenamento de produtos embalados

Exemplo de pergunta:

3.18 As mangueiras são usadas exclusivamente para um produto, desconectadas imediatamente após o uso e armazenadas em contêineres dedicados?  

HInwise do guia do questionário: É necessária a alocação de mangueiras a produtos específicos. A atribuição a um grupo de produtos ainda seria aceitável (em relação ao risco de uma reação e à qualidade do produto).


Estrutura da parte Cs

   Introdução
Gestão de produtos - manutenção e cuidado com a qualidade do produto
Características gerais da cadeia de distribuição/cadeia de suprimentos
Requisitos legais e diretrizes importantes
Armazenamento
Reembalagem (decantação)/manuseio
Transporte e carga/descarga de produtos (mercadorias) soltos (não embalados)
Transporte e (saída)entrega de mercadorias embaladas
Gestão de resíduos

Exemplo de pergunta:

2.1.11. Existe um procedimento para garantir que os clientes sejam orientados/instruídos sobre os requisitos específicos para o manuseio e uso de solventes clorados?  

Observação do guia do questionário: Os distribuidores são responsáveis por informar seus clientes sobre o uso adequado de solventes clorados, conforme definido em leis e diretrizes e na literatura técnica sobre segurança do produto, saúde e meio ambiente e pelo fabricante. Ao fazer isso, os distribuidores devem informar os usuários sobre as tecnologias de ponta que podem ser usadas para o manuseio seguro de solventes clorados pelo usuário final.

manuseio de solventes clorados no usuário final (ou seja, sistemas fechados de distribuição de segurança, sistemas adequados de distribuição de solventes com tubulação fixa, transferência por terreno seguro com o mínimo de emissões). As instruções de procedimento devem estar disponíveis para essa finalidade.


Estrutura da parte F

   Geral
Armazenamento em tanques/silos (a granel)
Carregamento e descarregamento de produtos não embalados
Transporte de produtos não embalados
Embalagem/enchimento
Armazenamento e envio de produtos embalados/enchidos
Gerenciamento de produtos  

Subseção GTDP: Boas Práticas de Transporte e Distribuição para excipientes farmacêuticos

Gerenciamento da qualidade
Organização e funcionários
Instalações
Armazenamento
Equipamentos (geral)
Documentação
Reembalagem e reetiquetagem
Reclamações
Recalls
Devoluções
Tratamento de produtos que não estão em conformidade com as especificações
Expedição e transporte
(Re)concessão de contratos

Exemplo de pergunta:

6.1.2 As embalagens/contêineres preenchidos e armazenados estão sujeitos a um prazo de validade?

sujeito a um sistema de controle de prazo de validade?  

Observação sobre as diretrizes do questionário

O gerenciamento do armazém deve proceder de acordo com o princípio "primeiro a entrar, primeiro a sair" e um procedimento equivalente deve ser usado para controlar o prazo de validade do produto.

O ESAD é muito Lieferant orientado e tem como objetivo ser uma ferramenta de gerenciamento de riscos para promover a introdução e a conformidade com os padrões de qualidade. As empresas recebem a certificação por meio de uma inspeção realizada por um órgão de inspeção independente. Com base no questionário da ESAD, esse órgão verifica as condições do varejista e produz um relatório.

Uma visão geral de todos os órgãos de inspeção credenciados, classificados por país, pode ser encontrada no site do SQAS.

Fique à frente no gerenciamento da cadeia de suprimentos com nosso boletim informativo exclusivo!
Insights de especialistas           
Práticas recomendadas
Tendências do setor
Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Obrigado! Seu envio foi recebido! Entraremos em contato com você o mais rápido possível.
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o formulário.
Christian Alsen
Christian Alsen
Fundador da relatico

Ficaremos felizes em ajudar!

Terei prazer em conhecer seus desafios e mostrar como nossas soluções de software podem ajudá-lo.

Christian Alsen era consultor de TI em meados dos anos 2000 na área de manufatura quando descobriu que todas as empresas faziam as mesmas coisas com seus fornecedores, mas não o faziam como um esforço de equipe. Além disso, a gerência não pensava nos relacionamentos Lieferant como um todo. Christian viu pessoas altamente qualificadas fazendo coisas rotineiras e sofrendo. Foi então que ele decidiu fazer algo a respeito. Ele começou a criar as plataformas de colaboração do ecratum SRM. Agora, 15 anos e 100.000 empresas depois, além de ter adquirido muita experiência, ele tem o prazer de trabalhar com sua equipe no relatico.next, a plataforma simples de colaboração da cadeia de suprimentos