Recursos
Artigos

Maximizando a eficiência com o software SRM em cadeias de suprimentos sustentáveis

Publicado em:
26/2/2024
Atualizado em:
8/4/2024
5 min de leitura
Escrito por: 
Bernd Neufert

Especialista em compras estratégicas

Discuta a função crítica do sourcing sustentável em compras e como ele se alinha aos objetivos empresariais modernos de lucratividade e responsabilidade corporativa. Saiba como o software SRM da Relatico aprimora os esforços de sustentabilidade upstream, fornecendo ferramentas para o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos, a precisão dos dados e o envolvimento colaborativo do projeto

O marketing de sustentabilidade downstream é uma batalha perdida

Quando falamos de novos produtos no setor de alimentos, nos referimos a atributos como cor, sabor e textura do produto. Características especiais da embalagem também podem ser consideradas, como a redução do peso da garrafa, o que, por sua vez, pode levar a menos emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Esses são dados e fatos técnicos que podem ser medidos e referenciados de forma objetiva.

Embora as histórias acabem fazendo a diferença, raramente ousamos abordá-las. Toda matéria-prima foi cultivada em algum lugar do mundo, muitas vezes em condições de agricultura de pequena escala. As histórias desses agricultores, de suas famílias e do cuidado com que as frutas são cultivadas são ocasionalmente mencionadas na comunicação corporativa e quase nunca na comunicação da marca.

Muitos gerentes de sustentabilidade, ou funcionários comprometidos de outras áreas, poderiam falar quatro horas sobre isso.

No entanto, o objetivo dos projetos de sustentabilidade é envolver o maior número possível de pessoas. Em outras palavras: quanto mais produtos forem vendidos na Alemanha, mais pessoas poderão participar de projetos de sustentabilidade no país de origem.

Em meus muitos anos de trabalho em compras e sustentabilidade, pude identificar os seguintes motivos, entre outros:

Lucratividade por meio de cadeias de suprimentos sustentáveis

As visitas de clientes, ou seja, as visitas de compradores, sempre incluem um tour pela fábrica (como não sou técnico em alimentos, sempre passei por esses tours sem realmente entender o que via).

Nas empresas, portanto, falamos sobre o processamento de matérias-primas e como um produto de consumo pode surgir a partir dele. Trata-se dos detalhes técnicos mencionados anteriormente, como cor, textura e sabor.

O horizonte dessas discussões e planos geralmente começa no portão da fábrica. Em nossas sociedades, supõe-se que as matérias-primas estão sempre disponíveis e, portanto, não requerem mais atenção.

Sustentabilidade é a nova lucratividade

Ao ler estudos de consumidores, as pessoas são divididas por idade, renda, origem, etc. O posicionamento da marca pode então ser determinado com base nesses dados e, se algo der errado, pode-se consultar o estudo.

Em geral, a atitude em relação à "sustentabilidade" também é questionada, mas é aqui que os problemas já começam. A sustentabilidade é frequentemente usada como um termo abrangente para questões que vão desde a biodiversidade e a agricultura orgânica até as emissões de gases de efeito estufa e a certificação.

Assim, os resultados desses estudos de consumidores, que, em última análise, formam a base para o posicionamento da marca, são muito limitados em sua utilidade para o posicionamento de projetos de sustentabilidade na comunicação da marca. A qual dos muitos grandes projetos da empresa o consumidor se refere quando classifica a "sustentabilidade" como "importante"?

A boa sustentabilidade rapidamente se torna técnica

A complexidade do tema é outro motivo pelo qual os profissionais de marketing raramente abordam a sustentabilidade.

A agricultura sustentável não se resume ao vigneron com um chapéu de palha, vinho e queijo observando as uvas crescerem. As cadeias de suprimentos sustentáveis, do produtor ao consumidor, são complexas e não são facilmente compreendidas por leigos.

Considere o conceito de balanço de massa. Em caso de dúvida, as discussões sobre cadeias de suprimentos sustentáveis são evitadas, apesar do tempo e da energia que os especialistas dedicam para organizá-las na empresa.

Portanto, em vez de se esforçarem para tornar a sustentabilidade presente no marketing, os gerentes de sustentabilidade podem tentar trabalhar a montante, aplicando as percepções de seus projetos para otimizar as cadeias de suprimentos.

Isso poderia começar com a documentação adequada do Lieferant e do material, o domínio da Regulamentação clássica ("finalmente, alguém está cuidando disso..."), até o desenvolvimento de um Modelo de Dados Integrado para avaliação imediata do Lieferant (o que surpreenderá a área de Compras).

Fornecimento sustentável como um caso de negócios

Quando a sustentabilidade e o sourcing sustentável contribuem para o alcance das metas, os projetos da cadeia de suprimentos sobem na agenda de aquisições e, idealmente, permitem que mais pessoas se beneficiem desses projetos.

Lieferant As vantagens do sourcing sustentável devem ser reconhecidas e percebidas a montante.

O software Relatico SRM surge como um aliado crucial nesse esforço, fornecendo ferramentas e percepções robustas que permitem que as equipes de compras naveguem pelas complexidades do sourcing sustentável e utilizem dados para melhorar os relacionamentos e a gestão ambiental.

Fique à frente no gerenciamento da cadeia de suprimentos com nosso boletim informativo exclusivo!
Insights de especialistas           
Práticas recomendadas
Tendências do setor
Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Obrigado! Seu envio foi recebido! Entraremos em contato com você o mais rápido possível.
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o formulário.
Bernd Neufert
Bernd Neufert
Especialista em compras estratégicas

Ficaremos felizes em ajudar!

Terei prazer em conhecer seus desafios e mostrar como nossas soluções de software podem ajudá-lo.

Bernd possui uma vasta experiência em compras estratégicas, moldada por seu mandato na Eckes-Granini, Symrise e DuPont de Nemours. Atualmente, ele está focado em sourcing sustentável e cadeias de suprimentos, colaborando com a equipe da relatico para desenvolver soluções práticas de software. Além disso, Bernd administra seu próprio negócio agrícola e está envolvido em projetos de cadeia de suprimentos globalmente.