Recursos
Artigos

"Combatendo a pobreza com projetos de pequenos proprietários"

Publicado em:
21/2/2024
Atualizado em:
8/4/2024
5 min de leitura
Escrito por: 
Bernd Neufert

Especialista em compras estratégicas

Mergulhe na eficácia dos projetos de pequenos agricultores e das transferências diretas de dinheiro no âmbito do software SRM e da sustentabilidade. Descubra como a iniciativa inovadora de renda básica da Give Directly no Quênia está reformulando a ajuda agrícola tradicional, promovendo o desenvolvimento sustentável e demonstrando o potencial do software SRM para apoiar a capacitação econômica e a proteção ambiental.

A produção de matérias-primas agrícolas depende mais ou menos dos pequenos proprietários.

Por um lado, os pequenos proprietários podem atuar como um amortecedor durante as flutuações do mercado. Por outro lado, devido à falta de recursos, os pequenos proprietários podem representar um risco para setores inteiros.

Entretanto, as estruturas agrícolas de pequena escala também prometem belas imagens e histórias emocionantes. Do ponto de vista das corporações de alimentos dos países industrializados, o caso comercial dos projetos de pequenos agricultores é claro: segurança e preço do fornecimento, qualidade da matéria-prima.

Em geral, os projetos de pequenos produtores têm como objetivo garantir que os agricultores e suas famílias possam viver de suas fazendas no médio prazo e, ao mesmo tempo, continuar a cultivar os produtos com a qualidade desejada. Em troca, as pessoas obtêm acesso a serviços básicos (saúde, educação). Os agricultores (geralmente mulheres) recebem treinamento e suporte técnico para gerenciar sua agricultura de forma sustentável e lucrativa.

Esses projetos são muito exigentes e requerem um alto nível de comprometimento de todos os envolvidos, sem falar nos recursos financeiros. E, naturalmente, é uma experiência muito gratificante quando uma empresa familiar pode ser preservada.

Mas será que essa é realmente a maneira mais eficiente de manter as pessoas fora da pobreza e proteger o meio ambiente? Será que estamos realmente respeitando as necessidades das pessoas ou estamos impondo nossas suposições a elas?

As pessoas sabem melhor o que fazer

A organização sem fins lucrativos Give Directly opera com base no princípio de que as pessoas sabem melhor o que fazer.

A Give Directly fornece às pessoas uma renda básica, por exemplo, US$ 22,50 por mês durante 12 anos em um projeto no Quênia. Nesse projeto, 22.000 (!) pessoas recebem sua renda básica. Incluindo os membros da família, um número muito grande de pessoas se beneficia do projeto.

Os resultados iniciais são muito promissores e mostram, entre outras coisas, que as pessoas estão deixando sua fonte de renda anterior (exclusivamente a agricultura) e abrindo seus próprios negócios. A renda familiar e o bem-estar geral aumentam significativamente em alguns casos.

Possibilidade de agricultura eficiente e sustentável

Para a agricultura nos vilarejos, isso pode levar a algumas mudanças. Pode-se presumir que as estruturas se tornarão maiores e, possivelmente, o cultivo se tornará mais profissional e eficiente em geral.



Para apoiar ainda mais as metas de sustentabilidade e capacitação econômica em comunidades rurais, o software Relaticos SRM oferece soluções inovadoras que aumentam a transparência, a eficiência e a colaboração da cadeia de suprimentos entre pequenos produtores e mercados globais, abrindo caminho para práticas agrícolas mais resilientes e sustentáveis.

Fique à frente no gerenciamento da cadeia de suprimentos com nosso boletim informativo exclusivo!
Insights de especialistas           
Práticas recomendadas
Tendências do setor
Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Obrigado! Seu envio foi recebido! Entraremos em contato com você o mais rápido possível.
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o formulário.
Bernd Neufert
Bernd Neufert
Especialista em compras estratégicas

Ficaremos felizes em ajudar!

Terei prazer em conhecer seus desafios e mostrar como nossas soluções de software podem ajudá-lo.

Bernd possui uma vasta experiência em compras estratégicas, moldada por seu mandato na Eckes-Granini, Symrise e DuPont de Nemours. Atualmente, ele está focado em sourcing sustentável e cadeias de suprimentos, colaborando com a equipe da relatico para desenvolver soluções práticas de software. Além disso, Bernd administra seu próprio negócio agrícola e está envolvido em projetos de cadeia de suprimentos globalmente.