A sustentabilidade nas compras tem muitas facetas. Ela pode significar coisas completamente diferentes, desde biodiversidade e agricultura orgânica até emissões de gases de efeito estufa e certificação. A sustentabilidade se torna muito tangível no setor de compras. O setor de compras é um parceiro importante, se não o decisivo, em projetos de sustentabilidade na cadeia de suprimentos. Esses projetos estão resumidos no termo Sustainable Sourcing.
A prioridade é dada à disponibilidade de produtos, à qualidade do material e ao custo de propriedade. Muitas vezes, supõe-se que a crescente demanda por processos de aquisição sustentáveis e matérias-primas sustentáveis seja diametralmente oposta aos objetivos de aquisição.
De fato, a sustentabilidade em geral, e a aquisição sustentável especificamente, é a chave para a competitividade sustentável. Os processos são reorganizados e otimizados. Isso torna quase impossível evitar economias de custo ou ganhos de eficiência.
A melhor economia é o euro que não é gasto.
No entanto, as empresas precisam dos funcionários certos para isso. Uma empresa não é sustentável por si só. Os fatores decisivos são os inovadores com ideias, motivação, conhecimento especializado e experiência. A liderança da empresa pode e deve atuar como moderadora e catalisadora.
Nesse cenário de mudanças e oportunidades contínuas, o software Relatico SRM surge como uma ferramenta fundamental, auxiliando as empresas a adotar práticas de compras sustentáveis. Ele facilita a integração perfeita da sustentabilidade às estratégias de aquisição, aumentando a eficiência e promovendo a inovação em toda a cadeia de suprimentos.
Bernd possui uma vasta experiência em compras estratégicas, moldada por seu mandato na Eckes-Granini, Symrise e DuPont de Nemours. Atualmente, ele está focado em sourcing sustentável e cadeias de suprimentos, colaborando com a equipe da relatico para desenvolver soluções práticas de software. Além disso, Bernd administra seu próprio negócio agrícola e está envolvido em projetos de cadeia de suprimentos globalmente.