Definição
Inventário gerenciado pelo fornecedor (VMI)
O VMI (Vendor-Managed Inventory, estoque gerenciado pelo fornecedor) é uma estratégia colaborativa da cadeia de suprimentos na qual o Lieferant assume a responsabilidade de gerenciar e reabastecer os níveis de estoque do comprador.
Nesse modelo, o Lieferant tem acesso aos dados de estoque e às previsões de vendas do comprador, o que lhe permite monitorar os níveis de estoque e reabastecer as mercadorias conforme necessário. O VMI transfere o ônus da gestão de estoque do comprador para o Lieferant, o que geralmente resulta em um giro de estoque mais eficiente, redução de falta de estoque e melhores relações entre Lieferant e o comprador.
Com o VMI, o Lieferant obtém mais controle sobre o momento e o volume das remessas, o que pode otimizar os cronogramas de produção e a logística. Para o comprador, o VMI reduz a complexidade do gerenciamento de estoque e garante que os níveis de estoque sejam mantidos sem a necessidade de pedidos de compra frequentes.
Esse modelo é particularmente vantajoso em setores com altas taxas de rotatividade ou flutuações sazonais de demanda, como bens de consumo, varejo e manufatura.
Por exemplo, uma rede de supermercados pode usar o VMI para garantir que itens essenciais como leite, pão e ovos sejam continuamente estocados nas prateleiras sem intervenção manual. O site Lieferant desses itens monitora os níveis de estoque em tempo real e envia novos estoques quando necessário.
A Relatico dá suporte ao VMI fornecendo uma plataforma na qual compradores e fornecedores podem compartilhar dados de estoque em tempo real e colaborar no gerenciamento de estoque. Isso garante que os níveis de estoque sejam otimizados com base na demanda real, reduzindo o excesso de estoque, diminuindo os custos operacionais e melhorando os níveis de serviço.