A Lei de Due Diligence da Cadeia de Abastecimento está aqui

Saiba mais sobre o que você tem que levar em conta quando se certificar de que toda a sua cadeia de fornecimento seja sustentável.

Riscos dos direitos humanos

1. Idade mínima para o trabalho
2. Piores formas de trabalho infantil
3. Trabalho forçado
4. Todas as formas de escravidão
5. Segurança no local de trabalho nas instalações de produção, especialmente:
a. As instalações de produção ou meios de produção são obviamente inseguros;
b. Falta de proteção adequada contra materiais químicos, físicos ou biológicos;
c. Nenhuma prevenção de fadiga física e mental excessiva;
d. O treinamento e instruções dos funcionários é insatisfatório.
6Liberdade de associação( formação, adesão e atuação em sindicatos)
7. Igualdade no emprego, independente de descendência, origem, estado de saúde, deficiência, orientação sexual, idade, sexo, opinião política, religião ou visão de mundo, incluindo igualdade de remuneração
8. Salário justo (possivelmente mais do que o salário mínimo no local de produção)
9. Alterações ambientais prejudiciais (incluindo o uso excessivo de água) que causam danos consideráveis às pessoas
10. Privação ilegal de terras, florestas e corpos de água que servem ao sustento das pessoas
11 . Uso de forças de segurança que usam violência excessiva, especialmente contra membros de sindicatos
Qualquer outro comportamento que viole o dever de agir que possa causar danos aos direitos humanos de forma particularmente grave e que seja obviamente ilegal à luz das circunstâncias

Riscos ambientais

1.– 3. Produção ou uso de mercúrio e manuseio de resíduos de mercúrio
4.-5. Produção e uso de poluentes orgânicos persistentes (POPs) e o manuseio, coleta, armazenamento e reciclagem de POPs
6.- 8. Exportação e importação de resíduos perigosos

O que o ato espera de sua empresa?

Aqui está uma lista de afazeres que devem ser feitos a fim de cumprir com a Lei de Due Diligence da Cadeia de Fornecimento

Sistema de gerenciamento de risco

- Estabeleça uma "Mesa Redonda da Lei da Cadeia de Suprimentos" para alocar e definir responsabilidades de longo prazo.


- Acompanhe as responsabilidades/medidas de monitoramento por escrito (em seu sistema de gerenciamento de conformidade).


- Como gerência, defina os recursos financeiros e humanos para o monitoramento adequado da cadeia de suprimentos (= negócios próprios e diretos Lieferant, em caso de conhecimento fundamentado, também fornecedores indiretos).


- A lei recomenda a criação de um cargo de diretor de direitos humanos que se reporte diretamente à gerência.


- Pelo menos uma vez por ano e de acordo com a ocasião, a gerência deve ser informada sobre a situação atual do trabalho.

Análise de risco apropriada

- Determine whether there is a risk that your own business actions or business actions of your direct (or indirect in the case of indications) Lieferant violate human rights.


- Take stock of all of your company‘s business activities and business relationships via internal and external sources


- Present the results in a risk map: e.g. according to business areas, locations, products, countries of origin.


- Priorize os riscos identificados (de acordo com os "critérios de adequação" = (i) a natureza e o escopo do negócio, (ii) a capacidade da empresa de influenciar o infrator imediato, (iii) a gravidade esperada da violação, (iv) a reversibilidade da violação, (v) a probabilidade de ocorrência da violação, (vi) a natureza da contribuição para a causalidade), especialmente se não for possível abordar tudo ao mesmo tempo.


- Comunique os resultados da análise de risco aos tomadores de decisão relevantes da empresa.

Uma declaração de política

A empresa deve emitir uma declaração política sobre sua estratégia de direitos humanos. A alta administração deve adotar a declaração de política. A declaração de política deve conter pelo menos os seguintes elementos de uma estratégia de direitos humanos da empresa:

1. a descrição do procedimento pelo qual a empresa cumpre suas obrigações

2. os direitos humanos prioritários da empresa e os riscos ambientais identificados com base na análise de risco e

3. a definição, com base na análise de risco, das expectativas relacionadas aos direitos humanos e ao meio ambiente colocadas pela empresa a seus funcionários e fornecedores na cadeia de fornecimento.

Medidas preventivas

- Desenvolva/atualize seus códigos de conduta para sua própria empresa, com base na declaração de política. Faça atualizações regulares.

- Integre a sustentabilidade em suas práticas de compra. Ao fechar contratos em áreas de alto risco, certifique-se de que o projeto geral do contrato não aumente o risco de violações de direitos humanos

- Procurement guideline: Para as etapas individuais de aquisição, determine quais precauções devem ser tomadas para minimizar ou evitar os riscos identificados.

- Realize treinamento/educação dos funcionários sobre os códigos de conduta e diretrizes relevantes (especialmente em compras), por exemplo, durante a integração de novos funcionários.

- Faça uma seleção cuidadosa de Lieferant e Lieferant avaliação. Observação: Certificações como SMETA (SEDEX), SA8000, BSCI ou selos específicos do setor são apenas um guia inicial, pois seu conteúdo varia.

Ação corretiva

- Em seu próprio negócio, você deve tomar medidas corretivas que levem à interrupção da violação.

- No caso de violações (iminentes) no negócio de sua empresa direta (caso tenha "conhecimento fundamentado" também de sua empresa indireta) Lieferant, se você não estiver em posição de interromper a violação por conta própria, deve preparar imediatamente, junto com a Lieferant, um plano de ação corretiva (tempo) para minimizar e evitar a violação. Deixe suas exigências claras e ofereça apoio concreto.

- O rompimento das relações comerciais com um Lieferant só é previsto como último recurso na Lei.

- A eficácia das medidas preventivas mencionadas deve ser analisada uma vez por ano e de acordo com a ocasião.

Procedimento para reclamações

- O procedimento de reclamação serve para permitir que (i) pessoas (potencialmente) afetadas em seus próprios negócios e
dentro e ao redor da cadeia de abastecimento e (ii) pessoas que tenham conhecimento de possíveis violações indiquem
riscos e violações dos direitos humanos e ambientais.


- O procedimento deve ser estabelecido por escrito, em particular:
- Quem são os grupos-alvo?
- O que acontece quando é feita uma reclamação?
- Quais são os passos processuais a seguir?
- Qual é o cronograma?

Os usuários não sofrem nenhuma desvantagem ao utilizar o procedimento de reclamação! A confidencialidade e a proteção de dados são garantidas!
- Para garantir que as pessoas estejam cientes dos respectivos canais de reclamação, você deve fornecer informações públicas (website) e regulares sobre o procedimento de reclamação. O procedimento também deve ser
tornado transparente.


- A eficácia do procedimento de reclamação deve ser revista pelo menos uma vez por ano ou em uma base relacionada à ocasião e atualizada imediatamente se necessário


- O procedimento de reclamação sob a Lei de Cadeia de Fornecimento é mais abrangente do que o sistema de denúncia de irregularidades de acordo com a Diretiva de Denúncia de Atos de Proteção de Denúncias/ Whistleblowing Protection Act, na medida em que também deve ser acessível a pessoas fora da própria empresa.

Documentação sobre o cumprimento da diligência devida

- A Lei exige que as empresas documentem o cumprimento das obrigações de cuidado e informem sobre ele uma vez por ano.

- Informe uma vez por ano (no máximo 4 meses após o final do ano comercial) sobre o cumprimento de suas obrigações de cuidado no ano anterior, em particular sobre os riscos identificados e as medidas tomadas.

- Torne seu relatório acessível ao público em seu site gratuitamente por um período de 7 anos.

Relatório anual sobre os riscos identificados

Preparação de um relatório anual sobre os riscos identificados, medidas tomadas e uma avaliação da eficácia das medidas tomadas a serem publicadas dentro de quatro meses do final do ano comercial