O Supply Chain Due Diligence Act (SCDDA), também conhecido como Lieferkettengesetz em alemão, é uma lei que exige que as empresas assumam a responsabilidade pelos direitos humanos e pelos impactos ambientais em suas cadeias de suprimentos.
A SCDDA exige que as empresas identifiquem e tratem os riscos de violações de direitos humanos, trabalho forçado, trabalho infantil e danos ambientais em suas cadeias de suprimentos. As empresas devem desenvolver um plano de due diligence que descreva sua abordagem para identificar, mitigar e tratar os riscos em suas cadeias de suprimentos.
Leia mais sobre os requisitosEm geral, a SCDDA tem como objetivo garantir que as empresas assumam a responsabilidade pelos impactos de suas cadeias de suprimentos e tomem medidas para lidar com quaisquer efeitos negativos sobre os direitos humanos e o meio ambiente.
Leia mais sobre os riscosA lei de due diligence da cadeia de suprimentos visa promover práticas comerciais responsáveis em toda a cadeia de suprimentos, incluindo as atividades de fornecedores indiretos. Embora o foco da lei esteja nas práticas de due diligence das próprias empresas, a lei pode impactar indiretamente as atividades dos fornecedores indiretos.
Leia mais sobre os afetados indiretamente